Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de junho de 2020

ARTIGO: matemática é difícil?

Matemática é difícil ?

Matofobia é um termo caracterizado por Papert (1988) como medo de matemática. Esse sentimento negativo pode tornar a Matemática em um vilão, e contribuir para o fracasso escolar. O processo do ensino da matemática vem evoluindo, contudo os problemas e dificuldades são diversos, e não abandonaram essa evolução.

O medo vai além da obstrução da aprendizagem  Matemática, ele interfere significativamente na vida das pessoas, quando estas são rotuladas com ou sem aptidão para qualquer coisa que esteja relacionada à mesma. Desta maneira, grande parte de nossos estudantes chegam à escola com a ideia de que a Matemática é difícil, complicada e que não tem aptidão para ela.
Esse tipo de afirmação muitas vezes é cultural e perpassa gerações. Quando pais que tiverem dificuldades na aprendizagem Matemática, passam essa "herança" que o filho também terá e logo não conseguirá alcançar os conteúdos Matemáticos, por isto "ser de família".

Conforme este medo vai perpassando por elas e com elas, ano após ano trazendo um bloqueio à aprendizagem. Criando preconceitos escolares e bloqueios significativos que interferem em sua vida acadêmica. A metodologia muitas vezes também não contribui  para que seja desmistificada e assim  aumenta a ideia de sua complexidade.

Uma fobia é uma espécie particular de medo. A palavra fobia deriva do grego phobia e significa pânico, terror. Ela apresenta as seguintes características: desproporção entre emoção e a situação que a provoca, medo sem explicação por algo ou alguma coisa, falta de controle e tendência e evitar o que lhe traz medo.

A aversão à Matemática é descrita pela Academia Brasileira de Psicologia pelo "medo mórbido irracional, desproporcional, persistente e repugnante de número ou da Matemática". É preciso levar em consideração que em uma turma existem vários tipos de pessoas com experiências diversas e que nem todos desenvolvem aptidões matemáticas, optando por outras áreas do conhecimento.

Portanto, é importante disseminar o conhecimento da inteligência múltipla e que esta nem se restringe ao espaço acadêmico e nem depende dele.
Devemos respeitar os indivíduos e suas características próprias.

 Acabar com rótulos é entender as mais variadas formas e tipos de inteligências. É o começo para uma visão sobre o que realmente é mais importante no espaço escolar...
O conhecimento, e este, seja qual for.

A professora, matemática Ana Paula Guimarães descreve nesse artigo, um sentimento comum em nossa sociedade, nesse contexto, é interessante examinarmos e observar! Será que tenho Matofobia?



Ana Paula Guimarães
Matemática

Um comentário:

  1. English Bookmakers » No deposit bonus 100 free spins betway betway m88 m88 58824hr casino near me - LACBet.com

    ResponderExcluir

Miguel Coelho (UB) recebe apoio do ex-prefeito Henrique Fenelon de Goiana

Foto: Max Brito Prefeito de Goiana por dois mandatos, Henrique Fenelon é mais uma liderança que declara apoio à pré-candidatura de Miguel Co...